Como ficar em forma rápido?
Como ficar em forma rápido é o sonho de muita gente, principalmente daqueles que estão fora do peso e querem conquistar o corpo “ideal” rapidamente.
Saiba que estamos falando de um processo que não traz resultados instantâneos, afinal, ninguém engorda muito em um mês. Como se pode querer um emagrecimento efetivo e duradouro em curto prazo.
O metabolismo de nosso corpo precisa de algum tempo, mínimo que seja, para se adaptar a nova rotina, assim como você deve ter comprometimento com os novos hábitos saudáveis. Mas, se você é uma destas pessoas que precisam emagrecer e entrar em forma rapidamente, relaxe e leia este artigo até o final.
Saiba que, o emagrecimento e a recuperação da sua forma física não serão imediatos, porém, você verá que é possível já perceber alguns resultados em apenas algumas semanas de exercícios em conjunto com uma dieta saudável e, principalmente, se tiver determinação para colocar em prática as dicas que vou indicar aqui.
Sua jornada para entrar em forma começará com exercícios aeróbicos, assim como também, treinos de força e flexibilidade e, é claro, com novos hábitos alimentares de uma dieta balanceada.
Porque exercícios aeróbicos?
Resumidamente os exercícios aeróbicos são aqueles que utilizam o oxigênio para gerar a energia dos músculos. Dessa forma, eles trabalham uma grande quantidade de grupos musculares obedecendo a um determinado ritmo.
São alguns exemplos de exercícios aeróbicos:
- Caminhar;
- Andar;
- Correr;
- Dançar;
- Nadar,
Planeje seus treinos de exercícios aeróbicos.
Você deve começar traçando metas específicas e realistas quanto aos seus exercícios aeróbicos, por exemplo: conseguir alcançar a meta de correr 3 km em 45 dias ou trotar continuamente por 30 minutos sem andar.
Lembre-se de se recompensar se conseguir atingir sua meta. A recompensa tem o objetivo de fazer com que você permaneça motivado.
Almeje 150 minutos de exercícios cardiovasculares de curso estável por semana.
Você acha que é muito? Saiba que não é. Aqui estou falando da quantidade mínima já comprovada para você obter resultados expressivos para a sua saúde e te colocar em forma.
Certo, você já traçou um objetivo específico, mas além dele, como objetivo geral, aos poucos você deve alcançar a marca de 150 minutos de exercício cardiovascular por semana.
Entenda que a atividade cardiovascular irá ajudá-lo a:
- Fortalecer o coração e pulmão;
- No controle do peso;
- Ativar a circulação sanguínea,
- Melhorar o humor;
- E, aumentar suas chances de longevidade e saúde.
Mas se você for principiante, vá com calma, diminua a intensidade das atividades assim como do tempo. O ideal é que comece com 20 a 30 minutos e vá aumentando gradativamente conforme for ganhando condicionamento físico. Comece caminhando e depois passe para a corrida.
Aumente o condicionamento aeróbico com o treino intervalado
Este é um tipo de exercício recomendado para quem não está sedentário, ou seja, que já esteja se exercitando. Na verdade, este treino alterna entre séries curtas de exercícios de alta intensidade com séries maiores de atividades com intensidades mais moderadas.
Assim sendo, você poderá alternar, por exemplo:
- Ciclismo de baixa e alta intensidade;
- Trote e corrida;
- Estender a intensidade em uma máquina elíptico.
Este treino acelera o metabolismo, promove com mais rapidez a queima de calorias e gorduras, por isso é recomendado para quem quer perder peso e colocar seu corpo em forma.
Treino com pesos
Este treino proporciona aumento de força e também a tonificação dos músculos, para isso, é necessário que um profissional habilitado planeje para você uma série com diversos tipos de exercícios e pesos.
Você deve também, procurar um profissional habilitado na área de nutrição esportiva, um nutricionista ou nutrólogo, já que você precisará de uma dieta para especial ajudar a aumentar sua massa muscular.
A frequência recomendada para este treino é de três vezes por semana e, você deve descansar os grupos musculares, sendo assim, alterne entre diferentes grupos musculares. Saiba que não se deve treinar o mesmo grupo muscular por dias seguidos.
Mude sua dieta
Se você quer entrar em forma preservando sua saúde e bem-estar, deve priorizar uma dieta equilibrada, ou seja, uma dieta que garanta o valor nutricional suficiente para manter seu corpo e suas atividades físicas:
- Variedade de alimentos – consuma vários grupos alimentares durante a semana;
- Proteína – é o combustível dos treinos físicos. Ajudam a manter a massa muscular. O consumo indicado é em torno de 85 a 115 gramas de proteína por refeição;
- Frutas e legumes – em torno de 5 a 9 porções diárias;
- Grãos integrais – são ricos em fibras – consumo indicado meia xícara de grãos diariamente;
- Não pule refeições, pois elas são essenciais em uma dieta para manter seu corpo e suas atividades físicas. Se você pular refeições com frequência poderá perder de massa muscular;
- Faça lanche antes ou depois do treino – antes do treino: devem ser pequenos e conter apenas carboidratos como: pão integral, geleia, frutas. Depois do treino para recuperar seu corpo – inclua carboidratos e proteínas, como: queijo magro, pão integral com manteiga de amendoim, vitaminas, leite e fruta;
- Beba água – em torno de 8 a 13 copos por dia.
Então, agora ja sabe como ficar em forma rápido e mante-la, não acha? E melhor, só depende de sua determinação e disciplina.