Ansiedade no emagrecimento, saiba porque é o maior obstaculo
A ansiedade no emagrecimento é impetuosa, assim como para qualquer área da vida, Aprenda a lidar com a ansiedade e emagreça!
Estabelecida como a doença do século, a ansiedade, quando não administrada desencadeia uma série de outros problemas na vida da pessoa.
Ás vezes com atitudes simples e camufladas, a ansiedade vai consumindo a energia da pessoa, e este começa a comer compulsivamente, fica com medo, resiste a enfrentar obstáculos, inclusive desenvolve crises de pânico.
E o pior de tudo, o corpo é quem sofre com as amarras da ansiedade, porque você engorda e não consegue determinar um caminho para emagrecer.
Não são poucos os casos em que a ansiedade (é de longe) o maior motivo de engordar e pior, não possibilitar emagrecer.
Precisamos “domar” a nossa ansiedade, se desejamos (e merecemos) viver bem!
Ansiedade e dificuldades para emagrecer – Compreenda a relação
No emagrecimento a maior evidência de como a ansiedade nos prejudica, está no Transtorno Obsessivo Compulsivo, onde se associa a obsessão (ideias fixas) a compulsão (comportamento repetitivo).
Muitas pessoas são demasiadamente obcecadas por coisas, físicas ou imaginárias, e quando não conseguem realizá-las precisam “descarregar” o que sente em algo, ou em algumas coisas, e uma dessas “fugas” pode ser comer para esquecer.
Sem dúvida, quando uma pessoa já chega ao estágio de comer para esquecer é porque a ansiedade já assumiu proporções grandes na sua vida.
A obsessão e a compulsão podem dominar a razão de uma pessoa!
E se estas não forem resolvidas, podem deixar a pessoa em um estado permanente de ansiedade, fazendo coisas que a prejudicam, como comer tudo e de tudo, sem controle.
Na realidade de quem sofre de ansiedade, por exemplo, a pessoa quando está ansiosa come para aliviar suas apreensões, e de imediato ele se sente gratificada porque aquele sentimento de euforia, e as vezes de desespero foi sanado.
Mas, o cérebro acaba associando a ansiedade com a sua cura através do ato de comer, e a cada nova crise a pessoa busca na comida seu alívio, porém, à medida que o tempo passa, todas as crises estrão relacionadas como ato de ingerir algo.
Mas, não é só isso, a ansiedade, bem como, o estresse influencia na queda da serotonina (principal neurotransmissor do bem-estar). E em contrapartida você ainda tem o aumento do cortisol (hormônio) que reflete na sua saúde como aumento do peso.
E, ambos se tornam responsáveis pela fome emocional, aquela que não aceita vegetais, legumes, ou um pequeno lanche saudável, mas sim tortas, chocolate, fast food, e porque isso acontece?
Simples! Excesso de ansiedade que leva a necessidade de repor no organismo a serotonina.
A solução para emagrecer exige que a ansiedade seja administrada, principalmente no dia a dia, diante dos desafios diários, por isso, antes mesmo de aderir a qualquer dieta ou método mirabolante resolva os problemas que te levam as crises de ansiedade.
Faça tudo para aprender a lidar com a ansiedade…
Olhar para os motivos que te levam a comer compulsivamente é a alternativa para resolver o excesso de ansiedade, mude o foco, redirecione sua vida, preserve atitudes saudáveis, pequenas situações como:
- Aprender a se posicionar de forma persistente e otimista em relação aos problemas;
- Aceitar que você tem limitações e precisam ser respeitadas;
- Saber identificar o que costuma causar ansiedade;
- Assumir a responsabilidade de buscar ajuda.
Serão prioridades para encontrar o caminho do emagrecimento.
Além disso, é importante aprender a se defender quando ansiedade insiste em se instaurar, e principalmente para conter à vontade e enorme de comer. Pois é nesses momentos que você deve aprender com eficiência como administrar a doença.
Exercícios como a respiração consciente, onde o ar expande o diafragma e depois é expelido traz resultado imediato durante uma crise de ansiedade.
A técnica consiste em inspirar bem devagar pelo nariz, reter o ar por 8 segundos e depois liberar pela boca, faça essa sequência por 5 vezes e já vai se sentir melhor.
Respirando assim, o tremor e a taquicardia, típicos da ansiedade, começam a diminuir e você já consegue partir para as próximas providências a fim de auto controlar-se.
Que deve ser investigar se o que está sentindo tem procedência, ou se é algo que está sendo produzido na sua mente.
Ações simples. mas eficientes ajudam você a lidar melhor com ansiedade, como:
E naturalmente resolver os seus problemas emocionais, feridas internas e fatores fisiológicos que interferem para emagrecer ou para desencadear a ansiedade descontrolada em sua vida.
Acredite, para você emagrecer é necessário domar sua ansiedade, não permitindo que ela faça você recorrer a comida cada vez que está diante de um problema.
Finalmente de adeus a ansiedade no emagreciemnto.